terça-feira, 10 de abril de 2012

Páscoa- Momento de Oração

Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação ( Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.
Na Escola, escolhemos fazer um momento de reflexão, oração e agradecimentos. Foram trabalhados os valores em forma de textos, filmes, pesquisas e demais formas de expressão.

















segunda-feira, 2 de abril de 2012

AULA DE MICROBIOLOGIA .Prof.Samuel Siebra

Preparo do meio de cultura
 O Laboratório de Biologia Orientado e coordenado pelos professores Francisco Duarte, Bárbara Alencar e Samuel Siebra, vem a cada dia inovando com as aulas de laboratório.

 Nas fotos, o  professor Samuel  ministra uma aula de microbiologia, com foco na importância da lavagem correta das mãos.

              METODOLOGIA
Preparo das placas
 Após preparar o meio de cultura( alimento para microorganismos, bactérias fungos etc), as placas de Petri, receberam  um pequeno volume do preparado.

 O passo seguinte  foi a seleção de um grupo experimento e um grupo controle. O grupo controle  foram alunos que não haviam  lavado as mãos e  o segundo grupo, orientado quanto a lavagem  das mesmas ao seu modo.
Coleta das amostras
 Após a coleta do material de ambos os grupos, foram realizados esfregaços nas placas de Petri que continhas os meios de cultura, em seguida, foram fechadas, feito a identificação nas placas de data, iniciais e de qual gupo pertencia a amostra  dos alunos que participaram da  aula, em seguida foram submetidas a temperatura ambiente  em estufa por 48 horas.

Esfregaço da amostra
                RESULTADOS

 As  UFCs, são  Unidades Formadoras de Colônia, cada unidade dessa contém milhões de bactérias.

No experimento  foi observado uma quantidade elevadíssima de UFC´s no chamado grupo controle ( dos que não lavaram as mãos), 187 (Unidades Formadoras de Colônia ) representando mais de 70% das amostras, O grupo experimento por sua vez,  ainda  que tivessem lavado as mãos, apresentaram   ainda um  total de
Identificação das amostras
67 UFC equivalente a 30% das amostras.

                 CONCLUSÃO


Esse pequeno  ensaio  sobre a   microbiota que habita nosso corpo, dentre elas as báctérias, (agentesetiológico de uma grande infinidade de patologia), nos chama atenção para a importância da lavagem correta das mãos como uma técnica simples e  prática na prevenção de várias doênças das vias respiratórias ou mesmo  do trato gastrointestinal.
Grupo Controle

Grupo experimento
 Essa discussão deve permear  toda comunidade escolar, como um alerta, bem como apresentar caminhos para um novo fazer pedagógico que envolva o conhecimento e a contextualização do mesmo de forma transversa e interdisciplinar.

Contagem das UFC´s